No tratamento com Luz Intensa Pulsada (LIP) é produzido um calor na pele gerado por um aparelho que tem por finalidade atingir diferentes alvos: a melanina, os vasos sanguíneos e colágeno. É possível amenizar manchas, flacidez, poros dilatados e acne. Também é usado para fotodepilação e os resultados já podem ser observados em sua primeira sessão. Para tratamento de pele, pode de ser aplicado na face, pescoço, colo, e mãos. Para fotodepilação, pode ser feito em qualquer região do corpo que houver pelos – porém a luz não visualiza pelos claros.

Os tratamentos com LIP consistem basicamente na aplicação da energia de uma fonte de luz intensa sobre uma dada estrutura alvo com a finalidade de gerar calor em seus tecidos ou células, obtendo uma micro lesão localizada e controlada através da desnaturação por efeito térmico de moléculas selecionadas de acordo com a resposta biológica esperada para o tratamento. A isto se dá o nome de fototermólise seletiva.

Outras ações biológicas e respostas do organismo também podem ocorrer variando-se a intensidade dos pulsos emitidos pela fonte luminosa, a forma como são emitidos e, principalmente, pela seleção das moléculas das estruturas alvo que se deseja estimular.

Principais Benefícios

  • Rejuvenescimento: É um tratamento que pode levar ótimos resultados para quem busca pela melhora geral da pele facial, a luz age na derme sem agredir a camada superficial da pele; provoca o espessamento das fibras colágenas e deixa a pele tonificada, melhora a flacidez e promove a reorganização das fibras já existentes.
  • Tratamento de manchas vasculares: Alguns sinais são resultados de acidentes ou medicações e desenvolvem com a idade. A Luz Intensa Pulsada destrói seletivamente os vasos sanguíneos podendo remover tais manchas vasculares;
  • Tratamento de manchas solares: Ameniza sardas provindas de intensa exposição ao sol, assim como manchas “acastanhadas” conhecidas como “manchas da idade”;
  • Remoção de pelos: A tecnologia do procedimento é eficaz na redução dos pelos, a região que recebe os flashes de luz é absorvida pelos folículos provocando um aquecimento e enfraquecendo a raiz. O número de sessões necessárias varia de acordo com seu tipo de pele e pelo;
  • Tratamento de acne: Acelera o processo de cicatrização de espinhas;
  • Tratamento de olheiras: O calor gerado destrói a melanina e causa sua dispersão, amenizando notavelmente as olheiras.

 

Contraindicações

Não recomendado para gestantes ou amamentando, pessoas com diabetes descontrolada, com vitiligo, lesões malignas ou infecções no local a ser tratado, também não pode aplicar sobre tatuagem. Pessoas em uso de medicamentos que aumentem a fotossensibilidade também devem evitar este tratamento.

Pós-tratamento

Como qualquer tratamento é imprescindível o uso de protetor com fator de proteção no mínimo 30. Para o máximo de eficácia recomenda-se no mínimo de 4 sessões, mas é comum observarmos os resultados já na primeira aplicação. O retorno às atividades de rotina é imediato.